Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Por que eu não gosto do dia do meu aniversário?


Há exatamente 20 anos (agora, 21) eu venho me fazendo essa pergunta. Todos os anos, assim que se aproxima a data do meu aniversário, um sem-número de pessoas vêm me perguntar o que eu vou fazer no dia, onde vou comemorar e etc. Bom, como esse dia não me agrada nem um pouco, o esperado é que minha reação não seja das melhores. É claro que não vou ofender ninguém com as minhas tentativas de resposta, mas fica difícil convencer as pessoas sobre esse meu gosto atípico, pelo menos para a maioria das pessoas.

Às vezes fico pensando porque eu não gosto de comemorar o dia que nasci se eu gosto tanto de festa, de sair, de conhecer pessoas e lugares... Pode parecer até contraditório, admito. Mas acho que o problema permeia o fato de EU ser o centro das atenções naquele dia. Pensando assim, acho que prefiro bajular do que ser bajulada. Acho cansativo dizer "obrigada, tudo de bom pra você também" várias vezes ao dia, até mesmo na semana, para os atrasadinhos que apesar de não serem pontuais, ainda têm memória.

Ser humano é mesmo um bicho esquisito. Analisando as minhas considerações até agora pode parecer que também acho cansativo desejar felicitações a quem sopra velinhas, mas não, eu adoro desejar felicidades e outras coisas mais a quem faz aniversário. Não só nessa data, mas sempre que posso, procuro desejar o melhor a quem convive comigo.

Com todas essas pontuações ainda não encontrei uma resposta adequada capaz de sanar esta dúvida que sonda, primeiramente, a mim mesma. Acho que conversar com outras pessoas que também não gostam do dia do seu aniversário seria uma alternativa, talvez até uma saída, já que segundo a teoria, duas cabeças pensam melhor. Mas como no momento essa opção é inviável, tenho que chegar a uma conclusão sozinha.

Enfim, uma coisa que acho sacanagem é aquele tipo de pessoa que nunca te liga para saber como você está, nunca conversa com você quando tem oportunidade, vir te dar os parabéns. Não to desdenhando ninguém, mas se pessoas assim não estão por perto quando deveriam, que é no dia-dia normal, porque resolvem aparecer só uma vez no ano? Considerações à parte, cada cabeça uma sentença...

Se não for pra manifestar pensamentos positivos, prefiro que fique de longe. É certo que não somos cercados só de pessoas que nos querem bem, mas enquanto pudermos escolher o que pode ser aproveitado ou descartado, melhor. A vida é feita de tantas incertezas, dúvidas, medos, riscos... E é por isso que no dia do meu aniversário eu quero perto de mim somente aquilo que for verdadeiro, que vir de coração, que seja desejado sem pedir nada em troca. Além do amor e do tempo, nada mais precioso do que a vida. Viver não tem preço! Pensando assim, o incômodo com o dia do meu aniversário até passa. E que venham os janeiros!

P.s.: Eu não vou me opor se você vier me parabenizar... Se for de coração, faça-o à vontade!

107 comentários:

  1. Nossa! lendo suas palavras até parece que sou eu!!! Também não gosto do dia do meu anversário pelas mesmas razões que você postou...e o meu ta chgando... ja estou me incomodando...beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo procurei isso porque o meu aniversario esta chegando e as pessoas ficam perguntando o porque que eu não gosto de aniversario e de cantar parabens

      Excluir
    2. Em vários de meus aniversários houveram mudanças bruscas, coisas tristes. Abandono, saída de casa, brigas, perda de trabalho.. e sem contar que odeio e não quero ficar velha (maluquice) e até vergonhoso por saber que muitos lutam pela vida. Não consigo sentir alegria, apesar de ter nascido em uma data cheia de histórias e crenças.

      Excluir
    3. Eu odeio meu aniversário. Não por ficar mais velha,e sim pela hipocrisia que está nas pessoas. Por obrigação te desejam feliz aniversário. Prefiro ficar só. Esperar muito de alguns e curtir a decepção. Cheguei a triste conclusão que ninguém liga para outros realmente.

      Excluir
  2. Nossa² ! tambem não consigo descrever o porque de não gostar do meu aniversario, achei que fosse a única desse mundo que não gosta de comemorar, de fazer esse dia, o meu. hoje eu estou completando 18 anos, conto as horas pra esse dia acabar!!! Como eu disse não consigo descrever esse sentimento de repgnância, mas as suas palavras me esclare... beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior de tudo Fernanda é que as pessoas ainda nos acham esquisitas. Odeio meu aniversário. Desligo telefone, não atendo ninguém, fico chorosa, triste. No dia seguinte estou bem de novo mas meu grande desejo é ser esquecida nesse dia. Também não sei o porque, mas não gosto, simples assim.

      Excluir
    2. Cara meu sonho tbm é ser esquecida nesse dia! Lembrada apenas por família próxima e amigos próximos,...mas ninguém

      Excluir
  3. Oi, hoje estou completanto 1.6 anos, e mais uma vez sinto essa sensação estranha,que você conseguiu descrever perfeitamente. Alem de tudo que você citou, de ser o centro das atençoes, a hora do parabéns é o que mais me encomoda, não sei o que fazer com as mãos, nao sei se bato palma, se fico de braços cruzados ou se nao faço absolutamente nada.
    Todos os anos minha familia faz alguma coisa pra comemorar essa data e da mesma eu me sinto diferente das outras pessoas, em relação ao dia do meu aniversário! Neste momento em que estou aqui, postando este comentario, minha familia toda esta la na cozinha fazendo os preparativos, para mais uma vez me proporcionar o melhor aniversário! Sabe fico muito grata por isso, mas o que posso fazer se nao gosto, gostaria de ter uma explicação mais profundada, sei la algo que explique tudo isso. Mas o que me conforta neste momento, e saber que as pessoas que eu mais amo, estao aqui fazendo de tudo mais uma vez, para que esse aniversário seja melhor que os outros e que esse ano eu posso me sentir mais feliz;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelly que bom saber que reconhece o que sua família faz por vc apesar de tão nova. E tbm não gosto do meu níver gostaria de durmir um dia antes e acordar qnd ele acabasse. 😜😁

      Excluir
    2. Que coisa estranha...Eu tbm detesto o meu aniversário

      Excluir
  4. Ufa!!! vc é muito nova! imagine eu q vou fazer 55 e nunca gostei do dia do meu aniversário.E o pior é que as pessoas não respeitam isso e querem fazer bolo, festinha, e eu fico muito mal neste dia, não sei se meus motivos são iguais aos seus, mas me senti melhor, quando descobri que ñ sou a única que ñ gosta do dia do aniversário, pensei até q eu fosse um et.kkkk...
    Mas de qualquer maneira "Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele” Salmo 118:24

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem à ver com algum trauma na infância...Pelo menos no meu caso.Gostei do seu comentário Mara.

      Excluir
  5. Eu também sinto um grande desconforto quando o dia 27/03 se aproxima. Irei completar 30 anos e a mais remota recordação que tenho são os álbuns com as minhas fotos amareladas lá pelos idos dos anos 80. Depois disso, ainda criança, lembro de pedir a minha mãe para que não fizesse nenhum tipo de celebração,pois me sentia incapaz de acolher todos os convidados.Onipresença nunca foi o meu forte.

    ResponderExcluir
  6. ADOREI! TO NA SEMANA DO MEU NIVER E SINTO EXATAMENTE TUDO ISSO ¬¬

    ResponderExcluir
  7. As mães são tratadas como mãe no segundo domingo de maio, os filhos lavam a louça, fazem a comida e ainda dão um presentinho pra elas.
    No dia do meu aniversário as pessaos passam a me tratar como pessoa nesse dia, é o dia que me dão bom dia, me tratam com carinho, meus apelidos não são mencionados, ou viro o centro das atenções coisa que eu detesto além de bagunçar muito. Porque não é assim antes do dia 28 e depois do dia 30 de agosto será que não merece carinho e atenção de todos nos demais dia. E as pessoas que moram longe nunca falam contigo e no dia ligam pra sua casa.
    Ainda bem que o dia de adoração a Deus são todos os dias.

    ResponderExcluir
  8. Eu também odeio o meu aniversário, desde criança. Acredito agora que talvez se deva a eu não gostar de ser o centro das atenções.
    Daqui a umas horas já tou nos meus 18. Vou adiar o festejo para quando todos se esquecerem de que fiz anos :p

    Ainda bem que não sou o único !

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Você ta lendo minha mente!
    Eu também não gosto de comemorar meu aniversário, acho que pelo o que você falou, não gosto de ser o centro das atenções. E o mais chato de tudo é que eu não gosto de comemorar, e é dificil explicar para todos que eu não quero uma comemoração.

    ResponderExcluir
  10. nossa axei que não este desse planeta odeio meu aniversário ,comemoração todos reunidos por causa de mim amo fazer surpresa de niver para os outros mas quando é comigo fico irritada meus amigos vão se afastar de mim por causa disso ? será? muitas duvidas mas ainda pior do ki isso é falsa e fingir que gostou não consigo ser falsa a esse ponto

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Hoje completo 16 também, e sinto as mesmas coisas!

    ResponderExcluir
  13. Pôxa Vida! menina, falastes tudo o que se passa na minha cabeça e o que ocorreu em todos os meus aniversários até hoje. E, o mais incrível... vc finaliza:"e que venham os janeiros". O mesmo mês em que nasci. É bom encontrarmos pessoas assim, pois, podemos nos sentir um pouco melhor. Bjos.

    ResponderExcluir
  14. É verdade, meu aniversário tá chegando e a sensação é parecida. Talvez a minha maior razão seja a de não precisar da parabenização ou elogio de ninguém para continuar vivendo bem, alegre e feliz. Por isso acho as muitas felicitações coisa demais, e até sem sentido.

    Por outro lado tem isso também: se tem gente no ano todo que não deu moral, porque há de dar no dia do aniversário?

    ResponderExcluir
  15. Eu, além de não gostar de ser a evidencia no dia do meu aniversário, fico meio "down" nas semanas anteriores a ele. Ah, E ODEIO (!!!) que cantem parabéns pra mim! Mas não me importo nem um pouco de cantar para os outros, apesar de achar aquela musiquinha muito brega.

    ResponderExcluir
  16. Ahh nossa!! pensei que estivesse sozinha, nessa de não gostar do próprio aniversário..! Sou extremamente nova e quando criança gostava mas ao passar dos anos meu desejo foi se esvaindo sabe.. Eu prefiro ficar em casa com minha família, às vezes alguns amigos e aproveitar o pouco de tempo disponível que tenho.... atenções eu já não gosto muito, e de ganhar presentes gosto mesmo é do gesto em si e saber do carinho que as pessoas tem por mim..Tenho também uma aversão enorme de ser o centro das atenções e nunca achei um motivo plausível para essa minha aversão. Todo ano é a mesma coisa "o que você vai fazer no seu aniversário" "e aí, já tem programa pro seu dia". Não gosto disso.

    ResponderExcluir
  17. olá:
    também sou uma de vocês, tenho 50 anos e detesto que cantem parabéns o meu aniversário, quando era criança me escondia embaixo da mesa.
    Acho a data 21 de setembro linda e cheia de significado, mas me sinto depressiva e angustiada nos dias que precedem a data. Esse ano completei 50 anos e por pressão dos amigos fiz um chá para os muito íntimos,fiquei um pouco nervosa mas correu tudo bem,ah não deixei que cantassem o parabéns.
    Ainda procuro uma razão pois sei que meus pais queriam muito o meu nascimento e não me lembro de nenhum trauma que justifique o fato, só consigo pensar em uma razão metafísica.

    ResponderExcluir
  18. olá, eu achei que fosse a unica a odiar o dia do meu aniversario, mas fiquei contente em saber que não sou a unica...Eu até gostava do dia do meu aniversario, mais com o passar dos anos passei a odiar, eu faço aniversario no dia 31 de dezembro, dia logo que todos estão viajando, e se arrumando para o réveillon, ai pode ser o motivo para eu odiar essa data, porque muitos se esquecem de mim, minha mãe por exemplo nem liga em viajar e me deixar passar esse dia sem ela, eu não sou muito de festas, e odeio comemorações nesse dia, odeio que cantem parabéns para mim, não gosto de ser o centro das atenções, mais o pior é quando se esquecem de mim nesse dia...A vontade que eu tenho é de dormir no dia 30 e só acordar no dia 1 de janeiro. Espero um dia superar isso.

    ResponderExcluir
  19. Também detesto o dia do meu niver... é um dia cercado de desejos falsos e sem sentidos, pessoas que mal olham na sua cara desejam parabéns e felicidades sem o menor desejo do mesmo. O pior ainda é quando rola comemoração pois as vezes aparece pessoas que você nem fala e tem a cara de pau de aparecer e ainda te desejar parabéns. Eu não gosto do meu aniversário, natal e etc.

    ResponderExcluir
  20. Oi, gente.
    Faço parte do coro dos descontentes com o próprio aniversário (aff, amanhã é dia..., rs). E a mesma coisa: não gosto de ser o centro das atenções, e aniversário é terrível, mas sou super alegre, adoro aniversários dos amigos, sem problemas; não gosto também dos amigos que desejam tudo de bom só porque é o aniversário, gosto de estar neste dia com as pessoas que amo, mais verdadeiras etc.
    Como essa situação me aplaca há mais de trinta e quatro anos, rs, estudei um pouco sobre isso (não sei se ajuda... rs). Psicologicamente, poderíamos ser mais ou menos enquadrados em um sintoma de fobia social, mas isso não se sustenta, porque a nossa "fobia" só praticamente acontece no período do aniversário. Então, acho que é mais uma espécie de melancolia. A melancolia não é ruim, é apenas uma estrutura psicológica, como a obsessão, a histeria, a paranoia ou a própria fobia. Muitas grandes poetas e artistas, por exemplo, são melancólicos. Ela se caracteriza por uma espécie de "introjeção" do ego. A gente não tem muitos problemas em conviver com outros (por exemplo, como na fobia), mas quando nosso ego está em jogo, a gente fica logo arrepiado! Por isso que, enquanto outras pessoas adoram o seu aniversário, a gente quer quase sumir..., rs. Além de outras características, como uma espiação maior em torno da culpa (somos mestres em chorar sozinho no canto e não contar pra ninguém, rs), e uma busca maior de relações humanas verdadeiras (somos muito seletivos). Óbvio que o quadro de melancolia pode se agravar e a gente passar por maus bocados... (somos muito chegados à solidão), mas isso depende mais da história de cada um. Mas, no geral, podemos viver bem com isso. Trabalhar e amar, como todos. Afinal, ainda não descobri outro ser humano que não tenha seu sintoma... rs.
    Acho que a Lethicia abandonou o Blog. E acho que ela não tem ideia de que escreveu um texto em que todo ano um bocado de pessoas ainda vai se identificar com ele...rs

    ResponderExcluir
  21. Ufa! Não estou sozinho nessa.
    Chega ser estranho... dizer que não gosto do meu aniversário.
    Mas não consigo gostar, pelo fato de existir muita hipocrisia neste dia! Eu aceito e prefiro o simples e eficiente "Parabéns!", mas não, as pessoas não se contentam com isso e me enchem de palavras vazias, forçadas, "copiadas e coladas". E quando se quer tomar uma cerveja, assar uma carninha... sempre aparece aquela pessoa que nem consideração tem por você, mas está lá pelos comes e bebes. Por isso quando chega meu aniversário e se estou afim de comemorar... Chamo ali dois, três amigos meus e vamos tomar uma cerveja jogar conversa fora e pronto. Isso já basta!
    E já repararam que até a namorada (o) força a barra. Principalmente quando se trata de internet.
    Por isso eu peço: Gente, sejam mais simples, mais sinceros e sem hipocrisia.
    Deseja somente o que for verdadeiro.

    ResponderExcluir
  22. Pensei que fosse a única que não gostasse de fazer aniversário, mas pelo visto tem muitas pessoas que também não curtem o dia. Meu aniversário é amanhã, e convidei por obrigação algumas amigas para ir ao cinema, mas para falar a verdade, estou rezando para ir apenas 3, ou 4, não porque não goste delas, mas eu acabo ficando desconfortável. Acho que parte disso é a ansiedade, pois assim como foi citado no texto, você é o centro das atenções, e ainda rola aquela incerteza de que seus amigos irão lembrar ou não. Acho horrível, horrível mesmo, se eu pudesse, pularia a data todo ano.

    ResponderExcluir
  23. Oi Lethicia, seu post é de 2010, não sei se continua pensando da mesma forma.. Mas sim, vc não está sozinha.. Olha depois que comecei usar rede social isso se intensificou.. No (maldito) dia do meu aniversário era tanta mensagem que eu tive de literalemnete postar um pedido de "PAREM POR FAVOR!"
    Claro fui mal interpretada por muitos, considerada grossa por tantos outros enfim..
    Mas eu de fato não gosto não só de aniversário (o meu) como toda data "maracad"..
    Gosto do imprevisto, da pessoa que chega com um presente, com um abraço, com um beijo, um afago assim..num dia qualquer, lugar qualquer, sem "datas"!
    Eu sempre digo para os amigos (que são pouquíssimos), quer que eu de fato goste? então......:
    "Me surpreenda!"
    Muita gente me olha torto, fazer o que?
    E modéstia a parte tem que ter peito pra assumir isso! E não ficar fazendo tipo!
    Claro que educação todos devemos ter, agradeço os inúmeros "parabéns" apesra que tenho um entendiemnto em relação a aniversários.. seria + ou - o seguinte:
    Vc têm 2 formas de considerar aniversário:
    1º "um ano a mais de vida"
    ou
    "1 ano a menos de vida" (pois a cada ano passado estamos mais perto da morte é fato.
    talvez, eu me entenda melhor com a 2º opção..
    E daí?
    Alguém tem algo com isso?
    Não se fala tanto em aceitar as pessoas como elas são e bla bla bla????
    Por que não neste dia tbm?
    bem é isso.. Gostei do seu texto fazendo uma busca na net logo dei de cara com ele..
    Nem sei se vc vai ler meu comentário,este post tem bastante tempo...... espero que sim e saiba vc não está só!
    Abração......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivelise. Me identifiquei muito com você e sua percepção da "coisa". Ontem foi o "bendito" dia do meu aniversário e sofro todo ano com isso. O pior é que as pessoas insistem em me dizer 2 coisas: 1) Você devia se sentir feliz e agradecida por estar viva. 2) A alternativa para fazer aniversário é morrer.
      Acontece que 1) sou muito grata a Deus pela minha vida e isso não tem nada a ver com fazer aniversário.
      2) Não tenho problema nenhum com a morte. Ela vai chegar mesmo, mais dia menos dia.
      Assim como você, detesto datas marcadas para acontecer. Sou contra a obrigatoriedade de se comemorar aniversários, Natal, Ano Novo, Dias das Mães, dos Pais, dos Avós, das Crianças, etc, etc.
      As pessoas dizem que fazem por prazer,mas o que vejo é gente angustiada porque "temque" comprar presente, "temque" fazer almoço, "temque" levar pra algum lugar, "temque" alguma coisa sempre. Odeio esse "temque"!!!
      Por que a vida não pode ser mais natural e a gente demonstrar carinho apenas quando tem vontade, hein?!?!?
      Acabo tendo que exercitar a educação que meus pais me deram e sempre agradeço as demonstrações de carinho. Sei que meus amigos e parentes são sinceros na tentativa de agradar, mas queria tanto não passar por isso ano após ano...
      O interessante é o seguinte: apesar de eu pedir muito que ninguém faça nada nem me dê nada, todos ficam muito constrangidos e acabam dizendo: sei que você não quer, mas vou lhe dar os parabéns assim mesmo. Outros acabam me dando presentes ou me cumprimentando antes do 31 de agosto, como se isso fosse amenizar o fato de que vão fazer justamente o que pedi que não fizessem. Isso é muito estranho... As pessoas se sentem culpadas se não me cumprimentarem, mesmo eu não querendo cumprimentos. Pode isso?!?!?
      Eu às vezes penso que sou de outro planeta...
      Pelo menos encontrei aqui, nesse blog, pessoas que pensam como eu e isso alivia um pouco o peso dessa situação.
      Gostei de poder desabafar e de saber que não sou a única "estranha no ninho" nesta vida.

      Excluir
    2. Pois é, ano após ano o "temque" nos assombra!!!
      Fazer o quê!!!
      "Vamu que vamu!!!" Bju

      Excluir
    3. Pois é, ano após ano o "temque" nos assombra!!!
      Fazer o quê!!!
      "Vamu que vamu!!!" Bju

      Excluir
  24. Nossa bom saber que não sou tão anormal assim, vou fazer cinquenta anos e não preciso dizer que quero mais é sumir no dia do meu aniversário, e não sou uma pessoa em absoluto de mal com a vida, estranho não é, quem sabe um dia saberemos pq temos essa negaçáo toda com relação a nossa data de nascimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra tbm gostaria de sumir está chegando o meu níver e gostaria de durmir um dia antes e acordar só qnd ele acabar.

      Excluir
  25. Achei engraçado a quantidade de pessoas que comentaram neste post que fazem aniversário 'amanhã', ou que 'está chegando'! Eu também faço amanhã, e provavelmente, assim como as outras pessoas, digitei no google 'odeio comemorar meu aniversário', só pra ver no que ia dar... e acabei me deparando logo de cara com este post. Bom... faço parte desta turma também e é bom ver que não sou a única! Talvez a sociedade devesse dar mais espaço pra pessoas como nós, que não queremos ser o centro das atenções e muito menos o motivo de todo mundo ter que se mobilizar pra tentar nos agradar e demonstrar carinho! Família e amigos, nós sabemos que vcs nós amam! Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Exatamente como a Talita, joguei no google "não gosto do meu aniversário" e caí aqui. Não gosto mesmo! E queria que as pessoas se limitassem a me dizer parabéns! Não gosto de ser praticamente obrigada a fazer festinha pra receber pessoas. Esse dia não me é agradável. Eu amo viver, mas meu aniversário só é realmente importante pra mim e meus pais e gostaria muito de ficar restrita a isso. Mas as pessoas não entendem e a gente tem que ficar fingindo que está achando tudo um máximo. Falta quase um mês pra esse dia chegar e eu já estou agoniada. Fazer o que? Rezar pra passar...

    ResponderExcluir
  27. Detesto meu niver e que me façam surpresas.

    ResponderExcluir
  28. Esse Artigo junto aos comentários resumiram bem minhas angustias neste fatídico dia....Porém esse ano decidi que vou pra um hotel fazenda sozinho curtir meu dia como gosto... forever alone! Rsss

    ResponderExcluir
  29. E exatamente isso...pensamos igual...rs

    ResponderExcluir
  30. E exatamente isso...pensamos igual...rs

    ResponderExcluir
  31. E exatamente isso...pensamos igual...rs

    ResponderExcluir
  32. O Aniversário é um passo a mais para a nossa inevitável decadência física e psíquica. A morte

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Não sei se devo estar feliz ou triste por saber que mais pessoas (bem além do que esperava) pensam como eu. O único porém (na minha situação) é que quando criança eu AMAVA o meu aniversário, era aquela data em que eu contava todos os dias para que chegasse, mesmo recomeçando no dia seguinte a contagem. Pra mim era a data de maior valor, inclusive além das principais datas como o Natal, Páscoa, dia das crianças e outras...Depois de alguns anos (já na juventude) passei a sentir nostalgia, todo aquele apreço pela data estava acabando; as pessoas também acompanharam o meu pensamento, houve anos que nem meu PAI lembrou dessa data terrível. Na minha concepção essa data é o dia mais trágico. Acredite, se algo de ruim acontecer, ele certamente acontecerá nesse dia.
    Hoje ele (infelizmente) chegou e cá estou eu na mesma depressão de todos os últimos oito ou nove anos. Daí todo mundo me liga e pergunta: o que faremos hoje? Onde almoçaremos? Onde jantaremos?
    Quais os meus planos? Para todos estou indo viajar, curtir o niver e o feriado!
    A verdadeira sentença? Me isolar o dia inteiro, ficar no meu quarto. Celulares desligados. Já que o dia é meu, eu decido ISOLAR ele por completo.
    Amanhã começa a contagem não esperada para o próximo ano e tudo acontece exatamente ao mesmo modo.

    ResponderExcluir
  35. Vou ser sincero. Amanhã vai ser meu aniversário e eu simplesmente detesto isso.

    Odeio meu aniversário por dois motivos: Por ficar mais velho e por receber comemorações por algo inútil. Fala sério, odeio quando comemoram meu aniversário, simplesmente pq isso é algo que qualquer um consegue! A gente comemora uma conquista, algo que poucos consguem, e não uma coisa que todas as pessoas tem! Fora do meu aniversário, eu não recebo nenlhuma comemoração sabe pq? Pq sou um fracasso!

    Então pq diabos eu devo receber alguma coisa no meu aniversário? Só pq foi o dia em que eu nasci? Eu não fiz nada pra receber essas coisas.
    Alias, eu odeio esse dia, pq eu simplesmente odeio ter nascido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem mencionar que quando vc faz aniversário vc eh o centro das atenções, todo mundo fica te olhando. Vc vai pra aula e as pessoas começam a cantar parabéns e isso me deixa desconcertado, com vergonha e me irrita! Eu não dei permissão pra ng fazer isso comigo! Por esse motivo eu nunca falo meu dia de aniversário, eu sempre minto

      Excluir
  36. Vish pensava q era pokos q pensavam assim q bom q tem gente q pensa igual a mim!! Hj é o meu e desde ontem meu humor nao fiko mto bom mas eu odeio aniversário pelo msms motivos

    ResponderExcluir
  37. Vish pensava q era pokos q pensavam assim q bom q tem gente q pensa igual a mim!! Hj é o meu e desde ontem meu humor nao fiko mto bom mas eu odeio aniversário pelo msms motivos

    ResponderExcluir
  38. Olha só. Cheguei. Hoje é "o grande dia" 😒🎂😒 e também não gosto de comemorar. Pensei que eu era doidaaaça por não gostar de comemorar essa data que todos julgam ser tão especial! Meu motivo não é diferente do de ngm aqui. Primeiro que não gosto de gente hipócrita, pessoas que passam um ano sem falar com vc e no dia, reaparecem do nadaaa, pra ficar naquela babaçao mentirosa. Sem ofensa aos que gostam de mim, verdadeiramente que deles sim, eu fico feliz ao me felicitarem e outra: Não gosto de ser o centro das atenções. Enfim, que acabe logo. Rs

    ResponderExcluir
  39. Acho que todos aqui chegaram pela mesma pesquisa do Google, "não gosto de comemorar meu aniversario", engraçado ontem foi essa referida data, e me fizeram a pergunta "Porque?". Sinceramente eu não sei explicar para as pessoas, para mim faz sentido, mas a explicação disso não é tao simples, quando se parte para o lado filosófico nada se torna de fácil entendimento, é algo complexo. É como se a cada ano que passa "morremos um pouco", é muito pesado isso, mas acho que todos nos que compartilhamos essa ideia, levamos isso com naturalidade. Isto porque estes rituais impostos pela sociedade é feita de forma automática e não natural. Mas um dia irei formular uma resposta plausível, que aos olhos das outras pessoas não seja algo aterrorizante, que não ultrapasse o "normal". Mas o que realmente importa é que as pessoas ao nosso redor entendam a nossa situação e compreendam que isto é normal, e que o resto da sociedade FODA-SE UHAUHHAU. Agradeço aqui a paciência de quem leu meus devaneios até o presente momento e um "feliz aniversario atrasado" kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  40. Gostaria que a data do meu aniversário sumisse do calendário, como sei que não é possível, sinto um forte desejo de ficar em casa sozinha, não tem contato algum com o mundo externo nesta data, o que também nem sempre é possível, infelizmente.

    ResponderExcluir
  41. O meu aniversario é hoje ..e vc me descreveu nesse texto.. Achei no inicio que o problema era as pessoas (tmb sao ) mas o problema é q eu nao gosto de comemorar o meu aniversario . nao gosto mesmo e todos ao meu Redor, se lidam com isso como se eu fosse um ET. Eu nesse exato momento estou trancada no quarto e nao pretendo sair dele . e meu pai comprou as cousas pro meu aniversario .. Mas num quero ir mesmo assim . eu sei que er a minha familia apenas .. Ninguem de fora .. Mas como vc mesma falou acho que o "chamar atencao" nao er comigo ..

    ResponderExcluir
  42. Exatamente. Aniversario costuma ser a pior data do ano para mim. complicado é Vc ter que dar satisfação a todos por educação, mas no intimo estamos péssimos com aquele circo todo.

    ResponderExcluir
  43. Fico impressionado de quantas pessoas não gostam de comemorar o dia do aniversário,daqui uns dias eu irei fazer 19 anos e me identifiquei muito com o texto Obrigado:), desde os 13 ou talvez antes mesmo,não gostava de comemorar a data do meu aniversário,nunca falei para os meus amigos a data ,vivo mudando a data do Facebook porque não curto que os outros venha à mim parabenizar "por eu ter mais 1 ano" As pessoas não entende vivem me perguntando se eu tenho medo de envelhecer,se foi um trauma de infância,e que isso é incomum, estranho,que eu tô sendo egoístas ou egegocêntrico.Como comentários acima escreveram o porque não gostam de comemorar e tentam entender porque se sente um peixe fora d'água,como se fosse um ET e engraçado e que todo mundo veio na esperança de tentar entender isso.Eu gosto de festas,balada,reuniões com os amigos,confraternizações e blá blá blá e etc.eu desejo felicidade dou presentes (faço questão) aos outros para mostrar que eu me importo e também porque que sei que as pessoas se sentem bem com isso,MAS não desejo só no aniversário porque a vida não se resume em um só dia,não gosto de estar de ser o centro das atenções me sinto muito desconfortável ou seja NÃO ME SINTO BEM!!! sempre gostei de passar esse dia "só" pensando nas coisas e justamente em mim mesmo,esse é o meu aniversário não preciso de bolo com velinhas,refrigerante,e parabéns nesse dia.Eu gosto de fazer um balanço do que eu fiz de certo e errado e tento melhorar,quero que continue assim :)

    ResponderExcluir
  44. Bom odeio meu aniversário concordo com tudo ainda mais não fico feliz ficando mais velho e amanhã por min este dia não existiria só axo !!!

    ResponderExcluir
  45. Eu também não gosto do dia do meu aniversário, tenho uma sensação de tristeza que não sei a origem.

    ResponderExcluir
  46. Eu também não gosto do dia do meu aniversário, tenho uma sensação de tristeza que não sei a origem.

    ResponderExcluir
  47. Interessante! Encaixa geral. "Parabéns" kkkk
    A propósito, o meu é amanhã. Kkk

    ResponderExcluir
  48. Poxa to aliviada em saber q não sou a única q detesto o dia do meu aniversário...e o pior de tudo é ninguém respeitar isso...querem bolo...festa...é saco

    ResponderExcluir
  49. Companheiros e companheiras rsrs tbm não gosto de comemorar meu niver. Mas esse ano resolvi tentar fazer uma comemoração . Vamos vê se mudo de opinião. Dizem que a vida começa aos 40 então estarei nascendo esse ano rsrs

    ResponderExcluir
  50. amanhã é meu aniversario e eu já estou angustiada e triste. LEmbro que desde os 13 + ou - começou isso... Fico triste sem explicação e no natal sinto mesma coisa. Não queria sentir isso :(

    ResponderExcluir
  51. Oi, meu nome é Sara.. amanha completo 20 anos e não estou nada bem com isso, sinto emoções ruins, vontade de chorar sem motivos, torcendo pra alguém esquecer o dia 04-03. Entrei no google para tentar achar alguma resposta e não consegui e me deparei no seu blogs. Sinto a mesma coisa, minha vontade é dormir amanha o dia tooodo, esquecer que é dia 04 de março. Ocultei a data no facebook, no snapchat, twitter, e de todas as outras redes sócias. Não tenho com quem conversar, vai chegando o dia em que nasci começo a sentir arrepios, vontade de sumir, de ficar trancada no quarto escutando Marcelo Camelo e banda do mar, etc. Preciso de ajuda profissional? Acho que sim porque estou escrevendo esse comentário com lagrimas nos olhos. Af. E-mail: saralopesm_rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Digitei odiar aniversário no google e apareceu seu blog. Temos o mesmo pensamento sobre isso. Odeio ser o centro das atenções, das homenagens vazias. Inclusive desativei a opção de mostrar meu aniversário para os amigos no facebook, e pra meu espanto só meus pais e um dos meus irmãos lembrou do dia. Para quem tem crises de ansiedade como eu isso é um estopim.
    Hoje completo 25 anos, desde os 19 não faço festa, mas na verdade nunca gostei de comemorar o meu aniversário desde que me entendo como gente.

    ResponderExcluir
  53. Amanhã é meu aniversário e já tem alguns anos que não gosto desta data. Sou grata a Deus pela minha vida e não sabia o pq de tanta aversão... Então digitei no google e achei seu texto excelente e elucidativo. Finalmente descobri o motivo... Não gosto de ser o centro das atenções. E lendo os comentários das demais pessoas, tb acho muita hipocrisia. Tem pessoas que só felicitam por obrigação. Eu tb desativei a data do meu aniversário no facebook e amanhã só quero ver rsrsrs... Vai ser só uma meia dúzia e olha lá... Ahahahaha... Melhor ainda! Sou educada, agradeço mas acho um saco. Isso tudo faz parte do pacote da hipocrisia da sociedade. Obrigada por eu não me sentir mais um ET rsrs...

    ResponderExcluir
  54. Amanhã é meu aniversário e já tem alguns anos que não gosto desta data. Sou grata a Deus pela minha vida e não sabia o pq de tanta aversão... Então digitei no google e achei seu texto excelente e elucidativo. Finalmente descobri o motivo... Não gosto de ser o centro das atenções. E lendo os comentários das demais pessoas, tb acho muita hipocrisia. Tem pessoas que só felicitam por obrigação. Eu tb desativei a data do meu aniversário no facebook e amanhã só quero ver rsrsrs... Vai ser só uma meia dúzia e olha lá... Ahahahaha... Melhor ainda! Sou educada, agradeço mas acho um saco. Isso tudo faz parte do pacote da hipocrisia da sociedade. Obrigada por eu não me sentir mais um ET rsrs...

    ResponderExcluir
  55. Amanhã é meu aniversário e já tem alguns anos que não gosto desta data. Sou grata a Deus pela minha vida e não sabia o pq de tanta aversão... Então digitei no google e achei seu texto excelente e elucidativo. Finalmente descobri o motivo... Não gosto de ser o centro das atenções. E lendo os comentários das demais pessoas, tb acho muita hipocrisia. Tem pessoas que só felicitam por obrigação. Eu tb desativei a data do meu aniversário no facebook e amanhã só quero ver rsrsrs... Vai ser só uma meia dúzia e olha lá... Ahahahaha... Melhor ainda! Sou educada, agradeço mas acho um saco. Isso tudo faz parte do pacote da hipocrisia da sociedade. Obrigada por eu não me sentir mais um ET rsrs...

    ResponderExcluir
  56. Incrível, não gosto e não me importo de comemorar o meu aniversário. Não gosto de ser o centro das atenções. Também não gosto de constranger as pessoas que me dão os parabéns. Mas se eu puder evitar ao máximo, assim o faço. Pra mim parece ser um dia de hipocrisia. Pra mim, se comemora a vida todos os dias. Também não sei explicar esse sentimento e nem o porque dele. Talvez um psicólogo ajude.

    ResponderExcluir
  57. CARA COMO É BOM VER QUE EXISTE PESSOAS QUE VOCE PENSAM ASSIM IGUAL A MIM, HOJE É MEU ANIVERSARIO E ESTOU CORRENDO DAS PESSOAS NO MEU TRABALHO QUE QUEREM CANTAR PARABÉNS PRA MIM KKKK, ELES NAO ME INTENDEM PQ EU NAO GOSTO DO MEU DIA, MAS ISSO É DE MIM DESDE 6 ANOS, NAO SEI EXPLICAR O SENTIMENTO QUE SINTO MAS SO NAO GOSTO ME DAR UMA ANTIPATIA SABE.

    ResponderExcluir
  58. Eu simplesmente evito dizer a data do meu aniversario. Se alguem pergunta eu falo que nao faco aniversario, simples. Hj 20 anos, e so lembram pai, mae irmaos e uns poucos amigos. Queria que eles esquececem tambem. Nao tenho lembrancas boas, talvez por isso esse dia me faca mal.

    ResponderExcluir
  59. hoje eu to completando 16 ... odeio fazer aniversario, e odeio desejar aniversario também, como eu sou feia, não gosto que os outros lembrem de mim, só gosto que esqueçam que eu existo ... depressão é foda !!

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Vou fazer 39 anos e só agora resolvi pesquisar sobre o assunto.
    E fico impressionado como o mundo tem pessoas tão semelhantes.
    Odeio meu aniversário, e desde que me conheço por gente sempre há um mês antes começo a ficar irritado, tão irritado que passa a me incomodar.
    Odeio tb desejar feliz aniversário para as pessoas.
    Não sou anti social, muito pelo contrário adoro fazer amizades e estar em público,mas por algum mistério deste mundo eu não gosto mesmo do meu aniversário.

    ResponderExcluir
  62. Vou fazer 39 anos e só agora resolvi pesquisar sobre o assunto.
    E fico impressionado como o mundo tem pessoas tão semelhantes.
    Odeio meu aniversário, e desde que me conheço por gente sempre há um mês antes começo a ficar irritado, tão irritado que passa a me incomodar.
    Odeio tb desejar feliz aniversário para as pessoas.
    Não sou anti social, muito pelo contrário adoro fazer amizades e estar em público,mas por algum mistério deste mundo eu não gosto mesmo do meu aniversário.

    ResponderExcluir
  63. Me sinto melhor em pensar que não sou o unico no mundo que não gosta do próprio aniversario .Hoje fizeram uma festa surpresa pra mim imagina a minha decepção e o pior era que não durou muito pois disse que estava com sono mas na realidade só queria ficar em casa pelo menos agora posso falar pras pessoas que nao gosto da data e que é meio normal isso obrigado pessoal tanto a escritora do texto quanto os que escreveram os comentarios��.

    ResponderExcluir
  64. Amanhã é meu aniversário e eu já tirei do facebook a notificação para aparecer para os outros do meu sobre ele, eu não gosto, não gosto de ser o centro das atenções e acho que não sou merecedora do meu niver e que não tenho nada q comemorar. Quando eu tinha 7 anos fui pedir permissão para a Coordenadora da escola para eu fazer minha festinha na sala, mas ela disse para mim q eu não merecia festa pois minhas notas estavam baixas! Eu fiquei mal, imagina como foi pra mim, uma criança de 7 anos escutando q não merecia festa de aniversário?! Até hj carrego isso comigo, ainda acho q não mereço festa e acabo detestando qlqr comemoração q as pessoas fazem, me sinto uma estranha no meu próprio aniversário! E o pior, é q minhã irmã comemora o aniversário dela 2 dias antes do meu e ela adora, então a mamãe acaba juntando os 2 e fazendo uma festa só, e eu sou obrigada a comemorar...e msm quando a festa é só dela e eu estou presente, acabam cantando parabéns pra mim tbm, e eu não gosto!

    ResponderExcluir
  65. Hoje... Só quero que esse dia acabe logo...

    ResponderExcluir
  66. Faltam 16 dias para o meu aniversário e já estou sofrendo por antecedência. Juro que não lembro desde quando passei a ficar tão mal nessa data, sei que até os 5 anos eu amava esse dia. Algo deve ter acontecido, só pode. Desde os meus 8 anos eu não gosto mais, eu choro... passo o mês de maio todinho chorando a toa. Agora mesmo estou chorando sem conseguir me conter, lembrando de quando eu era pequena e tudo era doce, muitas pessoas queridas ainda estavam vivas... as vezes me bate masoquismo e assisto as fitas de aniversário de 2,4 ou 5 anos e vejo aqueles momentos eternizados.. todo mundo rindo, cantando, comendo, dançando... hoje vários daqueles não estão mais aqui e por isso me dou conta de como a vida é frágil e me pego pensando que vai haver um dia em que meus pais e avós não estarão mais aqui para festejar o ''meu dia'' e estarei realmente sozinha. Meu deus... isso me assusta tanto.

    ResponderExcluir
  67. Acho que como todos aqui, estava procurando algo relacionado a odeio aniversários e achei o blog que tem um texto muito bom. O motivo maior foi que a poucos dias fiz aniversário e lembrei como odeio datas comemorativas e a importância que as pessoas dão a elas. Não sou do tipo apegado a tradições principalmente no que diz respeito a datas comemorativas, pois já se tornou uma obrigação, não é algo que seja significativo para muitas pessoas. O pessoal só comemoram pq disseram para comemorar e eu não gosto disso. Acho que para eu comemorar alguma coisa, algo de especial p mim tem que ter acontecido nessa data para valer a comemoração, que não é o caso de Aniversário,Natal, ano novo, Páscoa entre outras que não passam de datas comerciais. Mas a que mais incomoda é o aniversário pois interfere diretamente no meu dia, pois pessoas que não falam com vc o resto do ano, vem somente nesse dia fazer textão, postar foto junto com vc, sendo que o resto do ano a pessoa nem bom dia fala. Por isso ocultei das redes sociais a data do meu aniversário para evitar esse tipo de situação, sou muito grato pela minha vida, mas eu estou vivo todos os dias, não somente uma vez por ano. Acho que se vc quer demonstrar a uma pessoa que se importa com ela, não precisa esperar uma determinada data para fazer isso. Por isso acho totalmente desnecessário a comemoração de aniversário, pois muitas vezes fazem as pessoas se sentiram mal, por estarem ficando mais velhas além de ter que aguentar aqueles que se acham piadistas, dizendo: vc está velho hein? cento e quantos? por essas e outras acho totalmente desnecessário comemorar essa data...

    ResponderExcluir
  68. Hj é meu aniversário, não gosto de receber parabéns, ser o centro das atenções, eu até desabilitei(exclui) meu facebook hj pra ngm me dar parabéns, postando foto cmg e escrevendo aquele textão...meia noite eu habilito meu face de novo kkkjk

    ResponderExcluir
  69. nossa faço a mesma coisa aff, mudo a data de niver da rede social e desabilito , não gosto de felicitação... gostaria de Fugir para bem longe ou dormi e acordar 1 dia depois... fico feliz de não estar sozinho nessa comportamento estranho...

    ResponderExcluir
  70. NAO GOSTO DO DIA DO MEU ANIVERSARIO POR NAO SER LEMBRADO , POR QUANDO CRIANÇA NAO ME ENSINAREM A COMEMORAR , PIOR DIA É O DIA EM QUE EU NASCI.

    ResponderExcluir
  71. Acho que como a maioria eu vim parar aqui porque amanhã é o meu aniversário. Sabe, fico muito feliz e grata pelo esforço da minha família de fazer algo pra mim, dos meus amigos fazendo texto,mas de verdade, eu ODEIO que cantem parabéns pra mim, E muito horrível todos me olhando e eu ali sorrindo sem saber o que fazer com a mao, as pessoas cantando com quem será perto do meu pai kkk e ainda as tias perguntando dos namoradinhos kk meu Deus como queria ficar isolada dos parabéns nesse dia. Se bem que se no dia do seu aniversário ninguém fizer nada você fica meio deprê também, vai entender HAHAHA. Ja tá chegando... Me desejem sorte ❤😙

    ResponderExcluir
  72. Quem diria que um texto publicado há 8 anos me faria sentir um pouco melhor por não fazer absolutamente questão nenhuma da data de hoje, apesar de apreciar pessoas que sei que se importam comigo e lembram delay

    ResponderExcluir
  73. Mim sinto até melhor depois de ler esse texto ,completo 22 anos amanhã e tô com uma tristeza depre inevitável. ..imaginando como vai o dia amanhã. ..

    ResponderExcluir
  74. Eu também tenho a mesma sensação, faço 18 anos amanhã eu já estou com aquele sentimento de repulsa desde o começo do mês, da uma vontade se sumir, sair correndo e me esconder. Eu não sei porquê, mas eu nao gosto do meu aniversário, eu nao gosto de comemorar meu aniversário, eu nao gosto que as pessoas saibam que é o meu aniversário ou qualquer coisa relacionado a isso. Gostaria de entender o porquê dessa onda de sentimentos negativos.

    ResponderExcluir
  75. Hoje é meu aniversário e ainda bem que o dia está no fim.

    ResponderExcluir
  76. Nossa nem vou dizer nada viu. Nunca gostei dessa data sábado é o meu. E já queria um lugar pra mim isolar desse mundo.so que tem algumas pessoas que se não me desejar eu fico mais triste tipo mãe e minha esposa. Agora o resto podia esquecer. Mais não gosto desaa data. Até porque todo ano é um dos meus piores dias

    ResponderExcluir
  77. Penso da mesma forma...as veses me acho um ogro. No meu anjversario em ves de ficar me deixaram muito triste, eu tinha falado durante a semana que iria sair com a namorada, e minha irma fez uma festa surpresa, me enganando combinando com minha namorada para o aniversario, resumindo estava totalmente triste, pois mudaram os meus planos, no dia seguinte eu estava um bagaco, parecia que eu tinha lecado uma surra. Daqui pra frente prometo que nimguen mais vai fazer isso comigo.

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. eu particularmente não gosto de aniversário porque fui criado pra gostar... sempre fazia festas e não aparecia ninguém... então enchi o saco de ficar tentando ser o centro das atenções como vc disse bem. Tenho hoje 46 anos e tiro a data de aniversário do meu face e outras redes sociais que possa lembrar pessoas da data... desligo meu telefone no dia do aniversário e se eu puder faço uma viagem pro meio do mato e agradeço a Deus por ter nascido e ter a oportunidade de viver uma vida plena e feliz comigo mesmo sem aplausos.

    ResponderExcluir
  80. caraca achei que eu era o único, fico feliz em saber que não estou sozinho.

    ResponderExcluir
  81. Bom ainda não ligo ainda pela questão de estar mais velha ou não. Tenho 29 anos faço hoje. Não gosto de dar parabéns no aniversário dos outros tambem e não ligo de ganhar presentes e nem de dar! Meu aniversário eu fico sensível choro quando familiares vem me dar os parabéns.. Quando não vou passar nesse dia como planejado fico num fundo de lágrimas fechada dentro de casa. Não sei o que é isso!

    ResponderExcluir
  82. Bem mais aliviada. O meu é hj e ontem já chorei Muito, fico mal uma semana antes tb. Sou grata pelos anos vividos, faço um movimento de chamar poucos amigos para comemorar mas me sinto extremamente depre e desconfortável, qdo tudo acaba é um alívio, sou outra pessoa. Que bom que não estou sozinha nessa!!!

    ResponderExcluir
  83. Bem não tenho certeza de quando passei a não gostar de comemorar meu aniversario nunca me importei muito, mas, agora simplesmente me isolo aparece gente que na verdade ta nem ai pra fazer media desligo tudo respondo dias depois um obrigada. Cansada de falsidade! Eu com depressão em crise a pessoa vem me perguntar oq vou fazer pra comemorar mas sequer pergunta como estou.

    ResponderExcluir
  84. Odeio meu aniversário.. que será agora em 12 de outubro.. irei acampar sozinho.

    ResponderExcluir
  85. Vim procurar este post,justamente por Isso. Ontem foi dia do meu aniversário e eu precisava saber que existem pessoas iguais a mim na data de aniversário. É impressionante como fico tenso uma semana antes e uma semana depois, porque sinto que as pessoas
    possam estar preparando alguma surpresa para mim. Isso me dar uma bruta ansiedade. É muito desconfortável. Agora o mais complicado é as pessoas entenderem este comportamento.

    ResponderExcluir
  86. Interessante seu ponto de vista. Nos ultimos anos ando percebendo que também ja nao gosto tanto de aniversário como quando criança. Mas os motivos são um pouco diferentes.
    Pra começar faço aniversário dia 31 de dezembro, final do ano, ou seja, ninguém liga muito pra mim nessa data todo mundo ta preocupado com ano novo, fogos de artifício, beber muito e essas coisas. Entao quando vem me dar um "feliz aniversario" nao acho muito sincero. A minha familia paterna que é um pouco mais tradicional tem o custume de cortar um bolinho ou fazer uma festa "surpresa" (que de surpresa nao tem nada pois todo mundo sabe quando vai acontecer e dai eu me sinto na obrigação de fingir estar surpresa quando na verdade eu só queria estar sozinha e nao ter que fazer média pra pessoas que nao falam comigo o resto do ano) com eles eu nao me sinto EU, eu tenho sempre que estar encenando uma pessoa fina, educada e estudiosa da qual eu estou bem longe. Quando eu passo com a minha familia materna, que nao fazem nem um pouco a linha tradicional, estranhamente eu tambem nao me sinto eu. Fui criada a maior parte com eles, em meio de festas, bebidas, churrasco todo final de semana e alegria pra todo lado, mesmo que com eles eu nao me sinta tanto na obrigação de fingir, acabo fazendo involuntariamente, so que dessa vez dançando, cantando e esbanjando felicidade da qual eu não tenho.
    Nós, seres humanos passamos a maior parte do tempo em busca da aprovação dos outros, pra se encaixar, pra nao estar sozinho, entao talvez o fato de eu querer estar sozinha pelo menos em um dia no meu aniversario nao seja tao ruim, sabe? Ja que é pra eu comemorar, que eu comemore estando livre de pressões, livre de querer estar bonita, livre da preocupação de me expressar da forma mais adequada para o ambiente e as pessoas que me cercam, e acima de tudo livre de expectativas. Afinal a gente sempre cria as expectativas né? Cada um da sua forma, e as minhas em particular nunca são atingidas, e talvez seja esse o maior problema, por toda essa tradição de que a data do seu aniversario tem que ser o melhor dia pra voce e que as pessoas mais importantes devem estar ao seu lado, eu sempre idealizo um dia com amigos que ja nao mantenho contato, amores que ja se foram, parentes que estão brigados, e nunca é assim. Mesmo as pessoas que ainda estão em minha vida não se import com essa data porque ela coincide com uma data mais importante: o ano novo. Então, se ninguem liga? Porque eu vou ligar?

    ResponderExcluir
  87. Fiquei até mais aliviada de ler todos esses comentários. Como alguns falaram, eu me sentia um ET por não gostar do dia do meu aniversário. Um colega meu que trabalha com espiritualização, meditação e afins me disse um dia que isso tem a ver com o dia do nosso nascimento e principalmente, com pessoas que nasceram de cesárea e não se sentem 100% vitoriosas com esse momento... É como se todo ano se repetisse nas suas lembranças que você não foi capaz de vencer sozinha, que você é fraca, que não é tão importante assim. Não sei se faz sentido para alguns, mas para mim faz todo o sentido!

    ResponderExcluir
  88. Fico desesperado quando vai chegando perto do meu aniversário, rezando para que ninguém lembre, mas sempre tem um "infeliz" que lembra, aí é o jeito suportar tudo calado. É que tenho medo de dizer que não gosto de comemorar e acabar sendo mal interpretado ou magoar alguém.

    ResponderExcluir
  89. Pois é, achei que só eu tivesse esse sentimento de não gostar de aniversário. Me sinto triste e com vontade de chorar no dia no meu aniversário, nunca gostei desde pequena achava um porre

    ResponderExcluir