Páginas

domingo, 21 de junho de 2009

"O stress da vida moderna é um fator que pode aumentar os casos de infertilidade"



De acordo com especialista, temos hoje no Brasil 15 milhões de mulheres com problemas de infertilidade


O Dr. Fausto Gomes, especializado em ginecologia e obstetrícia e pós-graduado em medicina do trabalho e em Ultra-Sonografia e Colposcopia, falou à para Cottidianno sobre infertilidade. Um assunto importante e de grande interesse a homens e mulheres, pois compromete a capacidade de gerar um filho. “A infertilidade sempre existiu, é uma doença muito comum que acomete cerca de 20% dos casais, porém não é hereditária”, afirma o especialista.

Segundo o médico, a incidência da doença é proporcional à idade da mulher. O aspecto psicológico também pode influenciar. “Pode ocorrer de a mulher criar anticorpos contra os espermatozóides, devido à ansiedade”, analisa o ginecologista. Outro fator que vem contribuindo para as causas da doença é o stress, pois pode provocar alterações no processo de ovulação. “Hoje no Brasil, temos em torno de 15 milhões de mulheres com infertilidade”, acrescenta o médico.

É comum as pessoas confundirem infertilidade com esterelidade e acharem que o problema é somente coma mulher. O Dr. Fausto explica que ser infértil é a incapacidade de conceder a geração de uma criança após 1 ano de relação sexual ou aquelas mulheres que não conseguem levar a gravidez adiante, com uma série de abortos espontâneos. Já a esterelidade é a incapacidade absoluta da mulher engravidar. “Geralmente é uma condição irreversível”, conclui o ginecologista.

O Dr. Fausto avalia que as causas que levam à infertilidade são problemas relacionados ao ovário, a trompa, ao útero e ao fator ambulatório. No caso do homem, normalmente há alteração testicular. “Era muito comum, a caxumba ser causadora da esterelidade masculina porque desce para os testículos e é uma infecção viral”, acrescenta o especialista.

O tratamento é feito com base na análise da história do paciente ou casal. “Primeiro é observado se já teve doenças, depois é feito um espermograma. O homem é tratado pelo urologista”, afirma o médico. O sucesso durante o tratamento depende também da atuação do profissional. No caso dos bebês de proveta e fecundação in vitro, é necessário grande investimento para poucas chances de acerto. De cada 10 mulheres, apenas 3 conseguem engravidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário