Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Meio Ambiente: conscientização em prol do bem-comum

Conceito de sustentabilidade ganha força nos dias atuais, em que os recursos disponíveis são finitos

Nos dias de hoje, já não podemos abusar dos recursos naturais que ainda temos disponíveis. O meio ambiente está sendo explorado pelo homem, na maioria das vezes, indevidamente, e as conseqüências disso, já mostraram ser dolorosas para nossa saúde e bem-estar, assim como para as gerações futuras. Todas as pessoas necessitam da natureza para sobreviver. Entretanto, saber explorá-la de maneira adequada visando a sua preservação é dever de todos.

O conceito de sustentabilidade, usualmente, empregado e aceito atualmente, é definido pelo Relatório Brundtland como o processo que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. Sendo assim, podemos entender a sustentabilidade, como a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim.

Ter atitudes sustentáveis é um dos passos necessários para a contribuição individual que cada um pode fazer para ajudar a salvar o planeta. Práticas conscientes como garantir a preservação e qualidade da água, do solo e do ar em níveis suficientes para manter a vida animal, vegetal e humana devem ser adotadas.

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Foi buscando atingir esse pensamento que o conceito de sustentabilidade surgiu. Através de um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre as mudanças climáticas, no início da década de 1970, como uma resposta à preocupação da humanidade, diante da crise ambiental e social que se abateu sobre o mundo desde a segunda metade do século passado.

Esse conceito, que procura conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico da sociedade com a promoção do desenvolvimento social e com o respeito ao meio-ambiente é um tema indispensável na pauta de discussão das mais diversas organizações, e nos mais diferentes níveis de organização da sociedade, como nas discussões sobre o desenvolvimento dos municípios e das regiões, correntes no dia-a-dia de nossa sociedade.

No Brasil, alguns setores contribuem para um maior esgotamento dos recursos que temos disponíveis. Como exemplo, as construções civis, a poluição (em todos os âmbitos) e as grandes toneladas de lixo produzido diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário