Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2009

"A internet é relevante para minha profissão"


A repórter de economia do Diario da Manhã, Edilaine Pazini, me concedeu uma entrevista sobre os meios de comunicação atuais e a sua relação com as novas mídias. A jornalista, que possui graduação pela Universidade Católica de Goiás, opina sobre a questão da obrigatoriedade do diploma para a profissão e analisa alguns efeitos decorrentes dessa nova lei. Acompanhe na íntegra!


Cottidianno: Você acredita que a internet está substituindo o espaço dos outros meios de comunicação (como o rádio, a tv e o impresso)?
Edialaine Pazini: Não. Eu vejo a internet como um complemento. Assim como o rádio e a tv não substituíram o impresso, a internet não irá tomar o lugar dos veículos anteriores. Além disso, há aqueles que não se adaptam com os avanços tecnológicos, optando sempre pelo bom impresso.

Cottidianno: Você acha importante a existência dos blogs para a profissão de jornalista? Como isso pode ajudá-la durante a cobertura de matérias, por exemplo?
E.P: Gosto da interação que essa ferramenta proporciona. No caso dos jornalistas, é interessante quando o profissional utiliza o espaço para postar os bastidores da notícia e até emitir sua opinião sobre algum assunto abordado na mídia atual. Isso é importante para o leitor, principalmente, quando o assunto não está sendo publicado na íntegra pela mídia, talvez por falta de espaço ou tempo. Para meu trabalho, por exemplo - que sou repórter de economia - os blogs de empresas e outras fontes são essenciais para pesquisas. No entanto, quero citar uma atitude da qual discordei recentemente. Achei curioso a Petrobras começar a divulgar em seu blog as perguntas dos jornalistas com as respostas, antes mesmo do veículo publicar a matéria. A Petrobras alegou ser uma estratégia de transparência. Porém, acredito que isso só acaba com o diferencial do jornal impresso, que é a exclusividade da notícia. Acho que as empresas - principalmente as estatais - devem sim divulgar as reportagens na íntegra, mas após a publicação.

Cottidianno: Você tem blog? Por que?
E.P: Não. Na verdade, já criei um, mas como demorava mais de semanas para postar, por falta de tempo, resolví cancelar. Atualmente estou no Twitter. Assesorias, órgãos públicos e políticos já aderiram e nos ajuda muito com pautas instantâneas. Utilizo como forma de interação com amigos e familiares também, assim como o Orkut. Mas, com o blog, só vou voltar quando tiver mais tempo livre.


Cottidianno: Como a internet contribui para o exercício da sua profissão?

E.P: A internet é relevante para minha profissão. Talvez o fator mais importante seja como instrumento de pesquisa. Ficamos todo o período conectados nos sites das agências de comunicação do mundo todo. Além disso, vários entrevistados preferem responder perguntas por e-mails e, na maioria das vezes, complementam entrevistas com dados e tabelas via web.

Cottidianno: O que você achou da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista?

E.P: Acredito que os mais prejudicados serão os profissionais que passaram pelos bancos das faculdades e os que ainda estão passando. O que mais me preocupa são as consequências futuras, como fechamento de cursos no ensino particular e até mesmo queda na remuneração, que já é baixa. Outro ponto negativo, são os tablóides que já rondam pelos interiores sem nenhuma qualidade jornalística. No entanto, acredito que o diploma sempre será um diferencial para o profissional que soube extrair conhecimento, mesmo não sendo obrigatório. O que ainda indigna-me, e que a maioria dos jornalistas que detém um diploma não conseguiram engolir, foi a comparação feita pelo ministro Gilmar Mendes com a culinária, que é um curso técnico oferecido até no Senac. Os argumentos do ministro não me convenceram. Mas, o momento é de mostrar que temos um diferencial em conhecimento, além de um diploma nas mãos.

Um comentário:

  1. Adorei seu blog e a entrevista. Sempre que precisar, pode contar comigo! Beijos..

    ResponderExcluir