Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Testemunhas de Jeová: o que prevalece por dentro desse mundo



Os seguidores dessa religião admitem que todas as suas práticas e doutrinas advém dos ensinamentos bíblicos



Conhecidos por serem rígidos com questões polêmicas, as testemunhas de Jeová já representam 487.000 cristãos somente no Brasil. Pelo mundo, eles ultrapassam mais de sete milhões e cem mil praticantes. Estão espalhados em mais de 236 países e territórios autônomos.
De acordo com o chaveiro, Renato Santos, que é praticante dessa religião há mais de 20 anos, as testemunhas de Jeová são um órgão mundial, sem diferenças ou separação de país para país. “Cada país tem sua sede, mas a sede mundial fica nos Estados Unidos”, complementa.
O fundador da religião, Charles Taze Russell iniciou, a partir da década de 70 do século XIX, uma grupo de estudo não sectário da bíblia com alguns amigos, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Desde então, Russell começou a publicar uma revista chamada A Sentinela, para mostrar a verdade bíblica de acordo com o que ele considerava ser o certo em contraste com erros doutrinais que ele atribuía a outras denominações religiosas.
Sendo assim, as pessoas que recebiam a revista, que é considerada a revista religiosa mais vendida do mundo e a mais traduzida de qualquer gênero, começaram a reunir-se me grupos para o estudo da bíblia. Então, eles acabaram se tornando conhecidos por Estudantes da Bíblia ou, quando A Sentinela começou a ser traduzida em outras línguas, Estudantes Internacionais da Bíblia. Mais tarde, intitularam, em 26 de julho de 1931, o nome TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, por acreditarem que Estudantes da Bíblia era muito vago para servir como designação distintiva.
Visando uma maior divulgação da revista, Russell fundou a Sociedade de Tratados da Torre de Vigia de Sião. Hoje, essa associação religiosa é conhecida como Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pensilvânia e foi o primeiro instrumento legal desse grupo religioso. Ainda hoje, a diretoria da Sociedade Torre de Vigia constitui o Corpo Governante, caracterizado por um grupo de homens responsáveis pelas atividades mundiais das Testemunhas de Jeová.
Características da religião
São caracterizados por uma religião cristã não-trinitária, ou seja, discordam da doutrina da Santíssima Trindade, isto é, da afirmação de que o Único Deus revela-se em três pessoas divinas distintas (pai, filho e espírito santo). Entretanto, são praticantes monoteístas e adoram exclusivamente a Jeová e são considerados seguidores de Jesus Cristo.
Desde os primórdios, eses religiosos são bem conhecidos pela sua regularidade e grande persistência na obra de evangelização de casa em casa e nas ruas. São Possuidores de um dos maiores parques gráficos do mundo, visando a impressão e distribuição de centenas de milhões de exemplares da Bíblia e de publicações baseadas nela. Como parte da sua adoração a Deus, assistem semanalmente a reuniões congregacionais e a grandes eventos anuais, onde o estudo da Bíblia constitui a principal temática.
São ainda conhecidos por recusarem muitas das doutrinas centrais das demais religiões cristãs, pelo apego a fortes valores que afirmam ser baseados na Bíblia. Questões como a neutralidade política, a moralidade sexual, a honestidade e a recusa em aceitar transfusões de sangue (Veja matéria correlata sobre o assunto logo abaixo).
Algumas pessoas chamam-os de propagandistas cristãos, de um novo culto cristão, de uma seita cristã influenciada pelo judaísmo ou de fanáticos que rejeitam tratamento médico. Todavia, a Associação Mundial das Testemunhas de Jeová refuta tais afirmações. Segundo as Testemunhas de Jeová, não importa quanto lhes custe isso, dizem seguir à risca os preceitos bíblicos. Afirmam que não inventaram uma nova religião, mas apenas seguem o que está escrito na Bíblia, e que não importa qual seja a situação, ela contém as orientações e os conselhos para suas vidas. Afirmam que suas crenças, ensinos e atividades são baseadas nela, e por isso incentivam a sua leitura diária. Para ajuda ao entendimento bíblico, suas publicações são produzidas e distribuídas em muitas campanhas missionárias ao redor do mundo.
Devido ao seu radicalismo quanto aos ensinamentos bíblicos, as testemunhas de Jeová acusam as outras religiões de falsas, particularmente as religiões da cristandade, ou seja, aquelas que professam ser cristãs. Algumas condutas como permissividade moral, envolvimento na política e nos conflitos mundiais, divulgação de ensinos que consideram pagãos e antibíblicos, ostentação material, conduta imprópria ou destaque pessoal de alguns líderes, são abolidas e mal vistas pelas Testemunhas. Elas crêem que essas doutrinas religiosas serão destruídas e que isso acontecerá às mãos dos governos políticos do mundo que as abolirão e sem se aperceberem, apenas estarão a executar o julgamento de Deus.
Embora sejam considerados intolerantes com as outras religiões por pensarem diferente delas, eles respeitam essas diferenças e não procuram impor suas crenças. Criticam as organizações religiosas nas suas doutrinas e práticas que consideram biblicamente erradas, mas nunca a fé individual e a sinceridade dos seus crentes. "Sentimos interesse bondoso e amoroso pelas pessoas de todas as religiões, mas quando as crenças e práticas religiosas delas são falsas e merecem a desaprovação de Deus, trazer isto à atenção delas, por expor a falsidade, significa mostrar amor a elas. Jesus mostrou claramente o erro das práticas religiosas dos escribas e fariseus de seus dias, dizendo que a religião deles era vã.", afirma a revista Despertai!
Quanto às perseguições e oposições das demais religiões para com as Testemunhas de Jeová, elas são consideradas como um dos grupos religiosos mais perseguidos por todas as vertentes do poder, seja religioso, seja político. Além de esta afirmação ser várias vezes mencionada em suas publicações, outras fontes também se referem a esta oposição. Sobre isto, o editor da United Church, que se assume como uma das mais antigas e respeitadas revistas religiosas do Canadá, escreveu: "Não é sempre que os representantes da religião organizada se erguem a favor das Testemunhas de Jeová. No entanto, são um grupo corajoso e, provavelmente, aguentaram mais perseguição por menos ofensas do que qualquer outro grupo religioso do mundo. [...] Nenhuma outra organização religiosa permaneceu tão firme e sofreu tanto em proporção ao seu tamanho."
Um conceito interessante e incomum com as demais religiões é que as testemunhas de Jeová não têm um representante fixo. Não formam distinção entre clero e leigos, tal como acontece com muitas denominações religiosas. Os seus responsáveis não possuem títulos honoríficos, não usam vestimenta ou símbolos distintivos, não se lhes impõe o celibato, não são assalariados e espera-se que sejam os primeiros a dar o exemplo de boa conduta e moral aos restantes membros da congregação. “Nós não temos pastores nem líderes, nosso líder é Jesus Cristo. Temos apenas um orientador pra coordenar as reuniões e não virar bagunça. Tem sempre um mais experiente pra dar conselhos, orientar”, pontua Renato dos Santos, testemunha de Jeová há mais de 20 anos.

Para saber mais entre no http://http//www.watchtower.org/t/index.html, que é o site oficial das Testemunhas de Jeová

Não percam: amanhã postarei mais detalhes que dão continuidade a essa reportagem! É interessante sabermos como se comportam pessoas que pensam tão diferente da gente. Tudo isso faz parte do nosso cotidiano, e como conhecimento nunca é demais, absorvam todo o conteúdo disponível!


Abraçoos! ;*


Nenhum comentário:

Postar um comentário